segunda-feira, 23 de maio de 2011

Pobreza e a Fome no mundo !

                                                                                             
Fome
Calcula-se que 815 milhões, em todo o mundo sejam vítimas crónica ou grave subnutrição, a maior parte das quais  são mulheres e crianças dos países em vias de desenvolvimento.
A fome atinge 777 milhões de pessoas nos países em desenvolvimento, 27 milhões nos países em transição (na ex-União Soviética) e 11 milhões nos países desenvolvidos.

Pobreza
As profundas desigualdades na distribuição da riqueza no mundo atingiram atualmente proporções verdadeiramente chocantes.
O número de pobres não pára de crescer e já chega a 307 milhões de pessoas no mundo.

Para a agência da ONU, o dado mais preocupante é a tendência de que esse número aumente até 2015, quando os países menos desenvolvidos poderão passar a ter 420 milhões de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza.



fonte:jornal hoje.

Números mundiais

* 2 milhões de crianças podem morrer a cada ano por falta de vitamina A, zinco e outros nutrientes.

*  18 milhões de bebês nascem por ano com algum distúrbio mental devido à deficiência de iodo.
* A deficiência de ferro prejudica a saúde e energia de 40% das mulheres no mundo em desenvolvimento.

 * A anemia grave mata mais de 50 mil mulheres por ano durante o parto.


fonte:  entrevista -fantastico

A fome oculta : mal que afeta 2 bilhões de pessoas !!

Fiz uma busca em revistas,jornais e na internet e uma noticia me chamou muita atenção!
Afirmam-se que o Brasileiro estão cada vez mais obesos, e tudo por conta da alimentação e apesar de
parecer saldavéis podem estár sofrendo de um mal que está ficando mais frequente no mundo todo que estão chamando de FOME OCULTA !

 De acordo com Tatiana Pires, doutora em Ciências de Alimentos e consultora da Associação Brasileira de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres, (ABIAD), a fome oculta, deficiência na dieta de vitaminas e minerais, acomete mais de 2 bilhões de pessoas no mundo.
A maior incidência de fome oculta se dá em regiões de poucos recursos, onde os alimentos muitas vezes não são seguros para consumo e as pessoas estão mais vulneráveis. A pobreza, falta de acesso a uma alimentação adequada e a alta incidência de doenças infecciosas são fatores chaves. Porém, não é somente nos países subdesenvolvidos que a fome oculta atua. Em locais com grande oferta de alimentos industrializados, também há quem sofra deste mal, como nos Estados Unidos.

fonte : revista veja